site UK
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:
logo
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

Alimentacao
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

galeria
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

meios comunicacao
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

proj
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

calendario
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

parcei
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:



A nossa Pedagogia 

Temos como princípios orientadores:

• Visão da criança;
 
• Respeito pela individualidade de cada criança;

• Visão holística de cada criança.

Os Aprendizes iniciaram a sua atividade implementando a pedagogia High-Scope pelas mãos da Sofia Borges, a partir da sua experiência primeiro como mãe do Tomás e depois com a vinda do Tiago e do Manuel, e na sua procura por uma escola que se adequasse ao que ela enquanto mãe considerava importante e ao que eles enquanto crianças demonstravam precisar. A partir daí a escola enquanto organismo vivo foi-se desenvolvendo e adaptando uma pedagogia própria.

Inspiramo-nos em várias pedagogias, pedagogos e pensadores, mas acima de tudo no que as nossas crianças vão trazendo e manifestando.

A pedagogia High-Scope tem por base a aprendizagem ativa e traz a criança para o centro do processo de aprendizagem. Tem como princípios básicos:

  • A aprendizagem pela ação
  • As interações positivas adulto-criança
  • Um ambiente de aprendizagem agradável para a criança
  • Uma rotina diária consistente
  • Uma avaliação diária da criança baseada no trabalho de equipa

Esta abordagem promove:

  • O pensamento independente
  • A aprendizagem ativa
  • Uma atitude pró-ativa
  • Uma imaginação inquiridora e ativa
  • A autonomia da criança
  • A auto-estima

Da Pedagogia Waldorf, enquanto caminho para um ensino mais humano, inspira-nos o respeito pelos ritmos naturais da criança a visão holística e a importância da educação pela arte, o contacto com a natureza e a importância que assume a relação professor aluno para a aprendizagem.

Da Pedagogia do Movimento da Escola Moderna inspira-nos a ideia de comunidade refletida nas assembleias de escolas, nas assembleias de turma, nos diários de turma e no trabalho comunitário; o trabalho de projeto e a apresentação de produções.