site UK
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:
logo
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

Alimentacao
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

galeria
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

meios comunicacao
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

proj
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

calendario
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

parcei
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:



Atividades de Enriquecimento Curricular

Oficina dos Sons: A partir dos 4 anos inserida na rotina da pré-escolar a Oficina dos Sons promove o desenvolvimento da consciência fonológica, competência fundamental para o processo de aquisição da leitura e da escrita. A consciência fonológica é a é o conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, ou seja, é uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala. Por outras palavras, é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, e as sílabas por fonemas (sons). A capacidade de identificar os sons e as suas combinações que constituem a fala são um marco importante na aprendizagem da leitura e escrita. Esta tarefa resulta da relação entre a escrita e a oralidade, o que implica a identificação dos fonemas e a sua manipulação, para que seja estabelecida a relação necessária entre eles para formar as palavras pretendidas.

Inglês: Em 2012 iniciámos a implementação do Inglês como parte integrante do dia-a-dia, ou seja, a professora de inglês participa nas diversas aulas e nos diversos momentos da rotina escolar, conversando com as crianças em inglês. Os resultados mostram que se aprende muito melhor por esta via informal do que nas aulas estruturadas para o efeito. Este tempo informal existe para além do tempo formal das aulas de inglês propriamente ditas.

Espanhol e Alemão: a partir do 7º ano oferecemos também a possibilidade destes outros dois idiomas.

Educação Física: Em Educação Física pretendemos que, de uma forma lúdica e animada, as nossas crianças possam desenvolver a sua motricidade grossa, consciência corporal, agilidade e proporcionar um primeiro contacto com as principais modalidades desportivas. Assim esperamos que se venham a ser adultos saudáveis e com hábitos de atividade física.

Yoga: O Yoga alimenta a força interior de uma criança e a sua auto-aceitação. Esta atmosfera nutritiva incentiva as crianças a relaxar e a se divertir enquanto desenvolvem não apenas a força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também a consciência corporal, melhora os focos e a concentração e auto-confiança.

Expressão Musical: O objetivo da Expressão Musical é experienciar a música de uma forma lúdica através de canções, jogos rítmicos e melódicos, instrumentos e movimento desenvolvendo a capacidade musical de cada um e o amor pela música.

Expressão Plástica: A experiência plástica visa o desenvolvimento da criatividade e do pensamento e a consequente expressão das ideias e dos sentimentos através da arte. Privilegia o contacto com a obra de arte e com as práticas artísticas diversificadas desde a pintura, escultura, ilustração até à cenografia, entre outros.

Expressão Dramática: A Expressão Dramática é uma actividade que põe em acção a totalidade da pessoa (cognitiva, afectivasensorial, motora e estética) contribuindo para o desenvolvimento global da personalidade. A grande diversificação de formas que pode tomar - em jogos, exercícios, improvisações, mímica e dramatizações que exploram: o movimento e a expressão corporal; a comunicação verbal e não verbal; a concentração e a observação; consciencialização e domínio do espaço; a desinibição, a confiança; a criatividade e a imaginação; a sensibilidade e o gosto estético- tornam-na, por excelência, num importante instrumento de trabalho, uma vez que visa processos de experimentação que ampliam o potencial cognitivo, fazendo com que a criança seja capaz de expressar, com autonomia, uma visão crítica do mundo.

Filosofia: Em Filosofia o objetivo é desenvolver o raciocínio e o pensamento crítico e criativo. É levar as crianças a reflectir sobre o mundo que as rodeia. No 2º ciclo a partir de um protocolo entre Os Aprendizes e a Universidade Lusófona esta disciplina assume-se como unidade curricular sobre religiões - na vasta acepção histórica, literária, filosófica, mas também no sentido da dimensão social e cultural da atualidade - , designada como Religiões do Mundo. A partir do 7º ano retomamos a filosofia explorando os grandes pensadores.

Meditação: A meditação para crianças faz-se através de exercícios que remetem para o interior da criança complementados com exercícios de criatividade que abrem a crianças para novas realidades e concretizações. Isto permite à criança aumentar o conhecimento sobre si própria, ajudando a criar uma instância mental que permite tomar consciência dos seus pensamentos e emoções. As pesquisas científicas já comprovam que a meditação é muito mais do que uma simples técnica de relaxamento; a prática regular da meditação altera as estruturas neuronais do cérebro, estimulando as emoções e sentimentos positivos e incrementando as capacidades da mente. Os benefícios da meditação sentem-se ao nível da auto-estima, auto-disciplina, auto-afirmação, paz interior, criatividade, contacto com o reino da fantasia, desenvolvimento da intuição, apenas para enumerar alguns.

Trabalhos Manuais: “O conhecimento mora na cabeça, mas entra pelas mãos.” (Cláudia de Moura Castro).Através da realização de trabalhos manuais criamos às nossas crianças, a oportunidade de desenvolverem a sua criatividade, o seu raciocínio e concentração, e a sua motricidade, utilizando uma grande variedade de materiais e técnicas, permitindo-lhes trabalhar várias áreas do seu cérebro. Estas experiências trazer-lhes-ão um maior conhecimento das suas capacidades, reforçando uma resposta positiva à aprendizagem. E possibilitando-as de construírem uma auto-imagem, também ela mais positiva.

Horta & Culinária: No ano letivo 2010-2011 o projeto da escola foi implementar uma horta biológica recorrendo aos princípios da permacultura. Para implementar este projeto contámos coma preciosa ajuda do Chico-Esperto, o agricultor da Horta do Zé. Hoje em dia quem ajuda as crianças a tomar conta da horta é o Luís Leite.

Lar: As atividades no Lar estão no âmbito do nosso projeto educativo que aborda o tema intitulado “Por um mundo melhor” onde fazemos voluntariado no Lar da nossa comunidade envolvente. Aqui brincamos com os mais velhos, fazemos companhia e crescemos juntos com jogos e brincadeiras de carácter performativo, motor, plástico, raciocínio, ouvimos histórias, entre outros jogos que se vão proporcionando.

Música: O objetivo é desenvolver vários projetos pondo em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de Expressão Musical. Projetos esses que vão desde a construção de instrumentos para expor na escola a um grupo de percussão com material reciclado.

<< A Escola