Aprendizagem

 
IMG_20211125_094729.jpg
 
 

Pilares &
Competências

“As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar.” _Margaret Mead

 
 
 
DiagramaAranha_29JUN_OK_PT-------.png
 

Diversidade
& Inclusão

ACREDITAMOS NA INCLUSÃO, na partilha de aprendizagens e no desenvolvimento de relações. Alunos partilham AULAS E PROFESSORES, INDEPENDENTEMENTE DAS SUAS NECESSIDADES. 

Somos uma escola onde todos são bem-vindos, independentemente das suas origens ou necessidades, desde funcionários e professores a alunos e pais. Cada criança é única e tentamos promover um ambiente onde se sintam confortáveis e seguros para se expressarem.


Natureza

VEMOS A RELAÇÃO COM A NATUREZA COMO UM DOS GRANDES RECURSOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO.

A escola foi projetada de forma a que os nossos alunos tenham contato diário com a natureza. Procuramos abraçar a rica geografia única da área de Cascais / Sintra - um ambiente exterior verde e biodiversificado que temos à porta da nossa escola. Para as crianças do pré-escolar, fazemos passeios na floresta todas as semanas.


Sustentabilidade

OS NOSSOS ALUNOS CRESCEM ATENTOS à diferença que os pequenos gestos podem fazer.

Cuidar do nosso planeta é o melhor investimento para o futuro. É com orgulho que alinhamos os nossos esforços com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Ao integrar estes objetivos globais no nosso currículo, os nossos alunos aplicam o conceito de sustentabilidade e compreendem o respetivo impacto das ações sustentáveis que adotam.

Pensamento
Crítico

O DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR E CRIATIVO LEVA AO PENSAMENTO CRÍTICO.

O pensamento crítico é uma habilidade transversal que estimulamos, desafiando os nossos alunos, nas aulas e fora da sala de aula. Os nossos alunos aprendem e desenvolvem habilidades de pesquisa, processamento e análise de informação, para debaterem e comunicarem de uma forma atenciosa e respeitosa.

 

Criatividade e Liderança

Fornecemos recursos acessíveis e oportunidades para pensadores adaptáveis explorarem soluções a problemas de forma criativa.

Apoiamos os nossos alunos para que sejam criativos e confiantes, vivendo o fracasso como parte do processo para atingir a excelência. Encorajamo-los a tomarem ações, explorar o mundo com empatia e pensar de forma inovadora. Como parte do nosso compromisso de cultivar estas qualidades, orgulhamo-nos de trabalhar em parceria com o Prémio do Duque de Edimburgo.

Colaboração e Trabalho de Equipa

FOCO NA COOPERAÇÃO PARA UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL.

Num mundo cada vez mais globalizado, pensar em conjunto para resolver um problema comum é uma competência para a vida.

Ao criar a ponte entre realização e envolvimento coletivo, desenvolvemos futuros cidadãos capazes de transformar o mundo de forma colaborativa.

Domínio Académico

EXPERIÊNCIAS DIÁRIAS de ensino ativo BENEFICIAm O DESENVOLVIMENTO intelectual.

Queremos que os nossos alunos tenham um bom desempenho académico e desenvolvam competências transversais, aplicando o que aprenderam, para se tornarem cidadãos globais ativos.

Capacidades essenciais de pensamento através da prática persistente: agilidade mental, empatia, criatividade e pensamento crítico.

Cidadania Global

OFERECEMOS LIBERDADE CRIATIVA E ANALÍTICA PARA OS ALUNOS INOVAREM E EXPLORAREM O MUNDO COM EMPATIA.

As nossas crianças são desafiadas a assumir papéis ativos dentro da nossa comunidade e capacitadas para agir local e globalmente, para construir uma sociedade mais pacífica, tolerante e inclusiva. Para além disso, colaboramos com o programa Model United Nations (MUN) em toda a escola, fomentando as competências diplomáticas e a consciência global dos nossos alunos.

 

Currículo

 
 
DSC03248.jpg
 
 

Percurso Académico

Escolhemos seguir o percurso académico que oferece um leque variado de opções:
Currículo Nacional Português e Currículo Internacional Cambridge

 

 

 
 

Currículo Nacional Português

De forma a ajudar os nossos alunos a alcançar o seu potencial, oferecemos disciplinas de enriquecimento curricular como Yoga, Cambridge Global Perspectives, workshops criativos e atividades extracurriculares.

 
 
e-agopra.png
 

Pré-Escolar

 
 
Pre-school.jpg
 

Pré-Escolar

3-6 anos de idade


Orientações do Currículo Nacional Português*

*Enriquecido

LÍNGUA DE ENSINO
Principal Português
Secundária Inglês

Os grupos de pré-escolar são formados por alunos das diferentes idades. Os mais novos exploram e exercitam a sua criatividade e imaginação através de brincadeiras e jogos.

 

Enriquecimento Curricular

 

Música
Meditação
Ioga
Inglês
Educação Física
Atividades na floresta
Horta
Visitas ao Laboratório de Ciências

“Oficina dos Sons”
Desenvolvimento primário de capacitação da leitura e escrita e consciência fonológica.

SER

 
bg_2-4.jpg
 

Primary
(1º a 4º ano)

 
 
elementary.jpg
 

Primária

1º CICLO (1º AO 4º ANO)

6-10 ANOS DE IDADE

Orientações do
Currículo Nacional
Português*

*Enriquecido

LÍNGUA DE ENSINO
Principal Português
Secundária Inglês

Português é a língua principal, mas os alunos ouvem e praticam inglês no seu dia-a-dia.

Enriquecimento
Curricular

Disciplinas Base

1º Ciclo

Português
Inglês
Matemática
Estudo do Meio
Expressão Musical
Educação Física
Expressão Plástica 

Brain Gym
Meditação
Workshops Opcionais

(para abordar temas do interesse dos alunos, tais como: Programação, Artesanato, Agricultura, Culinária, Leitura de histórias e atividades ao ar livre) 

Ioga
Filosofia para Crianças 

 
bg_6-12.jpg
 

Currículo Internacional Cambridge

Diversificado, flexível e útil quando se trata de fazer escolhas para o futuro.

O Currículo Internacional possibilita a candidatura dos alunos a universidades portuguesas e estrangeiras, dependendo da escolha das suas disciplinas e avaliações.

Ao longo destes 6 anos, o currículo é enriquecido com Música, Educação Física e Cambridge Global Perspectives. A conclusão de cada uma das fases é feita com base nos resultados dos Exames Internacionais Cambridge, cujas avaliações são feitas a partir de critérios externos.

 
e-agopra.png

Middle School
(5º a 8º ano)

 
DSC02899.jpg
 

Middle School

5º ao 8º ano
10-14 anos de idade

Currículo
Nacional Português (5º-6º)

Currículo Internacional Cambridge*
(7º-8º)

*Enriquecido e com equivalência ao Sistema Educacional Português

LÍNGUA DE ENSINO 5º e 6º
Principal Português
Secundária Inglês

LÍNGUA DE ENSINO 7º e 8º
Principal Inglês

Estes anos de preparação para o IGCSE, representam um ambiente flexível para que os alunos se adaptem às exigências académicas dos anos seguintes.

 

Disciplinas 5º e 6º

Português
como 1ª ou 2ª língua

Inglês
como 1ª ou 2ª língua

Matemática

Ciências Naturais

História e Geografia de Portugal

Educação Visual

Educação Tecnológica

Educação Musical

Educação Física

Cambridge Global Perspectives

Física e Química

SER (Social & Emotional Re-design)

Disciplinas 7º e 8º

Português
como 1ª ou 2ª língua

Inglês
como 1ª ou 2ª língua

Espanhol ou Francês

Matemática

Biologia

Física e Química

História e Geografia

Artes e Design

Educação Física

TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação

Cambridge Global Perspectives

SER (Social & Emotional Re-design)

 

Todos

Workshops
música, performance, culinária, artes plásticas, desporto, magia, revista da escola, design de moda, MUN.

Clubes de Apoio ao Estudo
Assembleia de Turma
Assembleia de Alunos

 
bg_12-14.jpg

Secondary: IGCSE
(9º e 10º ano)

 
DSC02916.jpg
 

Secondary
IGCSE

9º E 10º ANO
14-16 ANOS DE IDADE

Currículo
Internacional Cambridge*

*Enriquecido
Exames Internacionais Cambridge

LÍNGUA DE ENSINO
Principal Inglês
Sencundário Português

Cambridge IGCSE ajuda os alunos a desenvolverem capacidades de pensamento criativo e de resolução de problemas. São as bases perfeitas para os estudos de AS & A-Level.

 

Disciplinas
Obrigatórias

Português
como 1ª ou 2ª língua
Inglês
como 1ª ou 2ª língua
Matemática
Ciências


PELO MENOS 3

Disciplinas
Opcionais

Espanhol ou Francês
História
Negócios
Gestão Ambiental
Artes & Design
Design & Tecnologia
Música
TIC
(Tecnologias da Informação e Comunicação)

 

Enriquecimento Curricular

TODOS

Enriquecimento Curricular Cambridge

Perspetivas Globais

Enriquecimento Curricular Aprendizes

Educação Física
Brain Gym
Meditação

 
bg_14-16.jpg

Advanced As &
A-Level

 
yttt.png
 

Advanced As & A-Level

11º e 12º ano
16-18 anos de idade

Currículo
Internacional Cambridge*

*Enriquecido
Exames Internacionais Cambridge
AICE Diploma
A-level

Língua de Ensino
Principal Inglês
Secundário Português

 

A estrutura destes 2 últimos anos do percurso Cambridge, é o AICE Diploma, que tem por base a frequência do aluno num diversificado e abrangente leque de disciplinas, que devem estar alinhadas com o caminho universitário que o aluno escolher.

Se os alunos escolherem A-levels em vez de AS- levels, têm de passar nos Exames A-level em pelo menos 3 disciplinas no final do curso. Neste caso não é obrigatório escolherem uma disciplina de cada grupo apresentado.

Enriquecimento Curricular

PARA AICE DIPLOMA

Perspetivas Globais 

 

Combinação
de disciplinas

PARA AICE DIPLOMA

7 créditos, pelo menos uma disciplina de cada grupo
Disciplinas AS = 1 crédito
Disciplinas A= 2 créditos

PARA A-LEVELS

Pelo menos 3 disciplinas no nível extenso

*Só AS
**Só A-Level

1. Matemática, Biologia, Química, Física, Gestão Ambiental, TI, Design & tecnologia, psicologia

2. Língua Inglesa, Literatura e Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua e literatura portuguesa, Espanhol

3. Arte & Design, História, Negócios, Psicologia, Gestão Ambiental, Língua Inglesa, Literatura e Língua Inglesa

bg_16-17-2.jpg
 

Enriquecimento
Curricular

 
 
DSCF3565.jpg
 
 
 

Ioga

O ioga nutre a força interior e a autoaceitação. Encoraja a relaxarem e a divertirem-se enquanto desenvolvem força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, mas também consciência corporal, concentração e autoconfiança.

 

Meditação

Através do foco no ser interior, e exercícios de criatividade que abrem horizontes para novas realidades e conquistas, aumentamos o auto conhecimento e os alunos ganham consciência dos seus pensamentos e emoções. Os benefícios da meditação são sentidos na auto-estima, auto-disciplina, auto-afirmação, paz interior e criatividade.

 

Oficinas Criativas

Programação

Artesanato

Horta

Teatro

Música

 

Atividades na Floresta

Valorizamos as atividades ao ar livre e prezamos o contato com a natureza. Levamos a pré-escolar para a bela floresta atrás da nossa escola todas as semanas e promovemos passeios regulares na floresta para os alunos mais velhos.

 
 

Atividades
Extracurriculares

 
 
extra_banner.jpg

Extra-Curriculares

 

Atividades onde os alunos podem explorar diferentes áreas de interesse.

AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PODEM VARIAR DE TRIMESTRE PARA TRIMESTRE E DEPENDEM DO NÚMERO DE INSCRITOS.

Acreditamos que estas atividades oferecem uma oportunidade de aquisição de competências essenciais para a vida, aumentando a auto-estima, criando novas perspetivas e promovem a independência, além de ampliarem os grupos sociais além da sala de aula.

 

Apresentação de final de ano nos Aprendizes

Extra Curriculares disponíveis:

Dança criativa (Sofia Pedro)

Equitação com a EquiCascais

Flag Football

Futebol (Soccer Cascais)

Hip Hop

Karate (Mestre Zé)

Mini-Ténis

Parkour (By Line Team, Daniel Arraia)

Surf com a Greenwave


Bliss - Escola de Música

Faz o teu brinquedo

Teatro


Francês

Para inscrições, deverá enviar um e-mail para activities@aprendizes.pt até 9 de outubro.


Mais informação e preços aqui.

 

 Bem Estar

 
 
IMG_6482.jpg
 

Bem Estar

A Equipa de Well-being dos Aprendizes tem como principal objetivo estar disponível para apoiar os alunos, pais e pessoal no seu crescimento e papéis. Uma equipa sólida de psicólogos, terapeutas da fala, terapeuta ocupacional e técnico de apoio à aprendizagem está alinhada com a escola e as famílias para apoiar e intervir em questões comportamentais, emocionais, linguísticas, sociais, de aprendizagem e sistémicas.

 
e-agopra.png

Terapias

Prevenção e Desenvolvimento - SER

Cuidados Comportamentais

Apoio à Aprendizagem

 

A equipa tem várias linhas de ação:

  • Observar os alunos em todos os contextos escolares

  • Auxiliar os professores e o pessoal no seu papel e necessidades

  • Guiar os professores na gestão dos alunos

  • Dinâmicas de grupo de trabalho/turma

  • Dar a aula Social and Emotional Redesign

  • Avaliações terapêuticas

  • Intervenções terapêuticas

Através de fronteiras empáticas e firmes, a equipa também tem como objetivo:

  • Assegurar e desenvolver um equilíbrio entre a vida escolar cognitiva, emocional, física e social do seu filho.

  • Assegurar que os alunos são auto-suficientes através do desenvolvimento da autoconfiança e consciência, com uma perspetiva empática e conhecedora dos outros e do mundo.

  • Apoiar e melhorar o processo de aprendizagem e permitir que este seja transferido para fora da sala de aula.