Filosofia

 
IMG_8573.jpg
 
 

A Nossa Visão

Juntos

Educamos

para a Mudança

 
 

Juntos

“É preciso uma aldeia para criar uma criança”
Provérbio africano

Abraçando este adágio, subscrevemos e cultivamos relações de igualdade e de carinho entre os nossos alunos, professores, funcionários e pais. Com uma intenção comum e um desejo coletivo de bem-estar e sucesso dos nossos alunos, cultivamos uma comunidade forte.

A nossa convicção no poder da diversidade leva-nos a criar um ambiente inclusivo e convidativo que dá as boas-vindas a todos, independentemente da nacionalidade, religião, raça, capacidade, sexualidade ou contexto socioeconómico. A nossa estrutura organizacional não é hierárquica, privilegiando a tomada de decisão democrática e permitindo que todos contribuam. Enquanto organização aprendente, refletimos muitas vezes no "porquê" de fazermos o que fazemos e procuramos regularmente obter o parecer dos nossos alunos, equipa e pais.

Queremos "ser os melhores - mas nunca sozinhos", para garantir um ensino de qualidade a todas as crianças. Para tal, colaboramos com outras instituições, partilhando de bom grado o que fazemos e como o fazemos.

...Educamos...

Acreditamos que uma criança imersa num ambiente de apoio e amor que seja estimulante, adquirirá naturalmente o domínio de quaisquer que sejam as suas paixões. Assim, podem desenvolver a sua autoestima e sentir-se empoderadas, motivadas e seguras. Vemos as crianças como elas são, respeitamos a sua individualidade e nunca as vemos como o problema. Elas podem ter problemas - mas não são os seus problemas.

A educação, tal como a vemos, é uma viagem ao longo da vida. Enquanto escola, estamos lá para guiar os alunos neste caminho. Por vezes, caminhando à frente deles e estabelecendo expetativas e dando orientações. Outras vezes, caminhando ao seu lado e dando-lhes a mão. E, mais frequentemente, caminhando atrás deles e apoiando a sua aprendizagem.

Estabelecemos expetativas elevadas e acreditamos plenamente nos alunos para que eles também possam acreditar em si próprios (Growth Mindset). Trabalhamos para que sejam bem sucedidos, para que possam ser protagonistas do seu destino e desfrutar de uma vida plena.

Numa abordagem bilingue (Inglês e Português), abraçando a aprendizagem ativa, damos igual valor ao desempenho académico (Matemática, Ciências Naturais e Sociais, Línguas, Educação Física, Artes e Música), ao bem-estar ("Social Emotional Redesign", Yoga, Brincar e desfrutar da Natureza) e ao envolvimento dos alunos (Experimentar, Explorar, Voluntariado, Empreendedorismo).

Para proporcionar as melhores condições de aprendizagem, o nosso compromisso estende-se ao desenvolvimento de um espaço físico acolhedor, que inclui instalações generosas, refeições orgânicas saudáveis, extensas áreas de recreio, instalações desportivas variadas, animais na escola e acesso a jardins e espaços florestais. Simultaneamente, criamos um ambiente de aprendizagem seguro, caracterizado por um empenho constante em eliminar situações de bullying e na garantia de que nenhuma criança se sente isolada.

...para a Mudança.

Assumimos o nosso papel de cidadãos ativos a nível local e global, agindo para tornar a nossa sociedade mais justa, transparente, afetuosa e sustentável, tal como definido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, é importante que todos nos questionemos quais os aspetos do nosso comportamento que contribuem para problemas como a poluição, o desperdício e a injustiça, bem como reconhecer os nossos contributos individuais para as soluções através da tomada de consciência, da colaboração e da ação. Trazemos o mundo para a escola e a escola para o mundo.

O mundo muda rapidamente e nós estamos dispostos a evoluir com ele e não contra ele. Como resultado, valorizamos o pensamento e questionamento crítico, a resolução criativa e colaborativa de problemas e numa cultura que integra o erro e onde podemos “falhar, falhar de novo e falhar melhor”.

Queremos garantir que as crianças conhecem bem os seus direitos (participar, ser ouvido, ser incluído, ...), bem como as suas responsabilidades (tratar os outros com respeito, ouvir ativamente, contribuir para a comunidade, ...).

Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.

 
 

A Nossa Maneira de Trabalhar

 
 
DSC02964.jpg
 

“Não treine as crianças a aprender pela força e aspereza, mas direcione-as para o que diverte as suas mentes, para que possam descobrir, com mais precisão, a tendência peculiar do génio de cada uma.”

_PLATÃO

Desenvolvemos a criança como um todo, com uma abordagem centrada no aluno, através de aprendizagem ativa num ambiente seguro e inclusivo.

 
bg_orange_new.jpg
 
 

OBJETIVO

Desenvolvimento Total da Criança

A nossa abordagem é focada no bem-estar físico e emocional.
Respeitamos a individualidade e o ritmo de cada criança/aluno e esforçamo-nos para atender aos interesses dos alunos.

METODOLOGIA

Aprendizagem Ativa

Do passivo ao ativo: encorajamos a aprendizagem através da experimentação. Acreditamos que aprender através da brincadeira promove alegria, envolvimento e criatividade. Às vezes fazemos coisas para os nossos alunos. Mais frequentemente fazemos coisas com os nossos alunos. Na maioria das vezes, deixamos que sejam feitas pelos alunos.

 

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

Abordagem Centrada
no Aluno

A criança deve vir sempre em primeiro lugar. Atendemos aos interesses dos alunos de forma a explorar a sua inteligência e capacidades, respeitando a individualidade de cada criança.

Ambiente

Segurança & Inclusão

Todos têm o direito de trabalhar e aprender num ambiente seguro e protegido. A nossa cultura escolar reconhece e celebra a diversidade. Todos são convidados a contribuir para tornarmos a Aprendizes numa comunidade segura, respeitadora e inclusiva.

 
 

A Nossa Estratégia

 
 
 
 
 

 Prática
Pedagógica

 
 
IMG_20211125_094729.jpg
 

“As crianças devem ser ensinadas a pensar e não o que pensar.”

_Margaret Mead

O mundo à nossa volta está em constante mudança e nós evoluímos com ele. Não nos cingimos a nenhum modelo pedagógico em particular, mas inspiramo-nos em vários modelos e filosofias de educação.

 
bg_orange_new.jpg
 

High-Scope

Apoiamos as práticas que estão presentes na aprendizagem ativa e o facto de esta colocar a criança no centro do processo, inspirando-nos a aprender através da ação e das interações positivas entre adultos e crianças. Valorizamos as dinâmicas desenvolvidas num espaço de aprendizagem amigável para a criança e reconhecemos a importância duma rotina diária consistente, que nos dá a possibilidade de trabalhar diferentes práticas dentro do mesmo horário (grande grupo; pequeno grupo; trabalho individual).

Waldorf

No caminho para uma educação mais humana, somos inspirados a respeitar o ritmo natural da criança e a manter uma visão holística onde a educação através da arte, contacto com a natureza e uma forte ligação professor-aluno, têm um papel importante.

Movimento Escola Moderna

Somos inspirados pela ideia de comunidade, refletida pelas nossas assembleias de escola, o nosso conselho diretivo, associação de estudantes, diários de turma, apresentações e trabalho comunitário.

Pensamento Educacional Nórdico

Temos presente a importância de brincar, igualdade, liberdade com responsabilidade, colaboração e pensamento critico que desafia as normas das escolas tradicionais.

 
 
 

 Modelo
Organizacional

 
 
_FVZ6728.jpg
 

Temos uma estrutura organizacional de inspiração sociocrática, com uma liderança compartilhada e poder distribuído.

Valorizamos uma cultura de empoderamento e um ambiente onde alunos e funcionários tenham espaço para florescer e contribuir para a nossa missão.

Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em conjunto
— Provérbio africano
 

Políticas de Escola

IMG_2755.jpg
  • Regulamento Interno

[consultar]

  • Star Rules

[consultar]

  • Política Alimentar

[consultar]

  • Política de Segurança e Saúde

[consultar]

  • Política Antí-Bullying

[consultar]

  • Política de Proteção de Dados

[consultar]

Seguimos as orientações estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em relação às medidas de prevenção e controlo da COVID-19.